Internet ajuda a fechar 30% das compras de imóveis
Que a internet facilitou e muito a vida do ser humano é fato, basta um clique e pronto a sua necessidade está suprida, e onde ela tem se mostrado uma aliada cada vez mais presente é na hora de se comprar a casa própria.
Hoje, os negócios realizados com a ajuda do meio online correspondem, em média, a 30% de tudo que é vendido pelo setor imobiliário.
Há três anos, a participação da internet não chegava a 10% dos contratos assinados. Para este ano, esse volume pode ultrapassar os 35%.
A legislação brasileira não permite que a compra de um imóvel seja realizada totalmente pela internet. No entanto, quase todo o processo pode ser feito de forma virtual, Na tela do computador, a imobiliária fornece todas as informações da casa ou apartamento à venda: a localização, a metragem, fotos de todos os cômodos, vídeo explicativo e disponibiliza ainda a conversa via chat com um corretor, possibilitando até o envio da documentação por e-mail.
As incorporadoras mais tradicionais relutaram em aceitar a Internet porque já obtinham resultados positivos usando outras mídias. Mas evidente que com os resultados de custo-benefício que a Internet vem apresentando, elas acabaram ultrapassando esta etapa. Hoje, praticamente todas investem na divulgação via Internet. O investimento em um anúncio na Internet é 30% mais barato que em outras mídias.
Não são poucos os sites e portais de imóveis que investem e muito nesse segmento, o publico hoje tem característica diferente de antigamente e a aceitação da internet é muito boa para negócios, em uma cidade como a nossa que o tempo é uma das coisas mais valorizadas, a internet tem facilitado a busca e a administração desse tempo.
Pensando em atingir o maior número possível de potenciais compradores, e tendo ciência do retorno da ferramenta, as construtoras e imobiliárias investem cada vez mais na internet. O site da consultoria de imóveis Lopes registra cerca de 1,2 milhão de visitas por mês e até 4% se convertem em atendimento online. “A internet corresponde 35% a 40% de nossas vendas. Conseguimos atingir desde o público de produtos econômicos até o alto padrão com o site e corretores virtuais”, diz Adriana Sanches, gerente de marketing da empresa.
Acredito que com esse advento do trabalho virtual a imagem do corretor de imóveis melhorou conjuntamente com o relacionamento com o cliente, muitos antigamente tinham a visão que os corretores eram chatos, que ficavam ligando atrás de clientes desinteressados, mas hoje com a internet, quem inicia a procura é o cliente, e os e-mails trocados muitas vezes dispensam as ligações e facilitam para o cliente o momento que ele dedicará a busca de seu imóvel.
Se você está interessado em comprar um imóvel comesse a navegar e boa compra !