Back

Mais Jovem e mais independente

Os jovens hoje ocupam uma parcela em vasto crescimento no setor imobiliário e vem despertando a atenção das construtoras para eles, quem chega agora encontra uma economia livre de inflação galopante e estabilidade suficiente para permitir sonhos de longo prazo. Confiantes no futuro, os jovens têm sido responsáveis por boa parte da expansão do crédito imobiliário no Brasil.

Dados mostram que os compradores com menos de 35 anos já são responsáveis por 56,9% dos financiamentos fechados até o dia 18 deste mês. Em 2000, os jovens representavam 54.4%. Já a participação de maiores de 35 anos caiu de 49% para 43,1.

O perfil do jovem que investe em imóvel tem como principal característica a busca da independência, aliada a possibilidade do uso de seu FGTS e o reconhecimento que o mercado imobiliário também pode ser um ótimo investimento, o jovem arrisca assumir um financiamento longo sem maiores preocupações.

O perfil predominante nos corredores do Feirão da Caixa de 2010 foram jovens de diferentes faixas de renda em busca de seu primeiro imóvel.Hoje 80% dos 1,96 milhão de contratos é de mutuários com até 45 anos. Os contratantes até 30 anos representam 33% do total, quase o dobro de 1997 (17%).

Levantamento feito pela Caixa Econômica Federal aponta que de 1997 a 2009, o número de pessoas com menos de 30 anos que estão comprando imóveis por meio de financiamento habitacional aumentou de 20% para 36%. Em 1997, a faixa etária dos 31 aos 40 anos liderava a compra dos imóveis com 44%. De acordo com o superintendente regional da Caixa, Isaac Samuel dos Reis, essa mudança no perfil do público revela uma crescente capacidade de pagamento por parte dos mais jovens que, ao contrário dos seus pais, já conseguem casar comprando a casa própria. Além disso, fatores positivos como a criação do programa Minha Casa Minha Vida, que oferece subsídios de até R$ 17 mil, dependendo da renda do interessado tem contribuído para o acesso dos jovens ao imóvel próprio.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *