Setores Imobiliário e Turístico, perspectivas de crescimento
O mercado imobiliário aquecido também impulsiona o desenvolvimento turístico no país, pois, segundo indicadores da ABAV (Associação Brasileira de Agencias de Viagens), o Brasil recebeu 4,8 milhões de turistas estrangeiros neste último ano. O bom momento vivido nos últimos anos leva os investidores a olharem os segmentos imobiliário e turístico como boas oportunidades de realizar grandes negócios.
O crescimento da classe C brasileira, que além de buscar a atender o sonho da casa própria, tem demandado muitos pacotes turísticos. Além disso, apesar da valorização do real frente ao dólar americano estar impulsionando o turismo para fora do país, também tem barateado a vinda de turistas estrangeiros o que aponta para grandes retornos tanto no ramo turístico quanto no ramo imobiliário.
Outro ponto, é que existe uma relação muito próxima entre os dois setores, pois, no Brasil, vem se desenvolvendo um segmento conhecido como “Segunda Residência”. Os turistas visitam determinada localidade e, quando gostam do que encontram, acabam adquirindo um imóvel para aproveitar na época de férias. No restante do ano, aproveitam as oportunidades para alugar o imóvel por temporada.
Os investidores tendem a considerar os investimentos em hotelaria como uma fonte mais estável de rendimentos, servindo para equilibrar carteiras mais arriscadas. Em momentos de aquecimento excessivo, lançamentos imobiliários se mostram mais lucrativos do que o setor hoteleiro, o que pode estreitar a oferta de terrenos para a construção de hotéis. Em uma perspectiva de longo prazo, contudo, o mercado brasileiro apresenta uma oferta hoteleira que ainda pode se ampliar fortemente, uma vez que a demanda tende a crescer de modo consistente ao longo desta década.
Esta é a oportunidade do Brasil ampliar o seu potencial, além de melhorar a infraestrutura para os eventos de massa que acontecerão em 2014 e 2016.